pneus

Pneus: conheça as melhores marcas e modelos para seu carro

0 Comments
pneus

Os pneus parecem algo simples quando vistos por fora ou de longe. Afinal, são apenas rodas de borracha. Não deve ter nada de muito complexo ali, não é mesmo?

Na verdade, tem sim. Por exemplo, você sabia que os sulcos em um pneu têm um objetivo muito importante? Eles servem para direcionar a água em caso de chuva ou pista molhada, assim a roda consegue manter a aderência com a pista.

Como são muitos detalhes e configurações nos pneus, são também muitas marcas e diferentes tipos de produtos no mercado. Quais as melhores? Como escolher uma boa opção para seu carro? É o que veremos a seguir!

Quais as melhores marcas de pneus para seu carro?

Bridgestone

Os pneus da Bridgestone são alguns dos mais famosos e conceituados do mercado. A marca trabalha com modelos para diversos tipos de carro e, inclusive, patrocina algumas competições esportivas, como a Copa Libertadores e a Fórmula 1.

Continental

Outra marca muito famosa de pneus, a Continental, destaca-se por ser uma das favoritas do público graças ao seu ótimo custo-benefício. Apesar de ter pneus de ótima qualidade, a marca consegue praticar um preço abaixo do mercado.

Goodyear

Essa marca é conhecida no mundo inteiro, tanto pelo seu esforço em Marketing e Publicidade quanto pelo seu vasto catálogo de pneus, com modelos para todos os tipos de veículos.

Michelin

A Michelin começou a se popularizar no mundo inteiro graças ao seu inovador Guia Michelin, que incentivou o uso de carro para viajar pela Europa. Hoje, a empresa é conhecida por ser uma marca de reputação sólida e fabricar pneus de alta qualidade, que sempre ficam nas primeiras posições nos testes de desempenho.

Pirelli

A italiana Pirelli é uma das mais famosas marcas de pneu do mundo.

Um dos seus destaques são os pneus mistos, capazes de obter um bom desempenho, tanto em terrenos bem cuidados e asfaltados como em ruas de terra.

Quais os diferentes tipos de pneus para carros?

Além de conhecer as melhores marcas de pneus do mercado, você também precisa conhecer os tipos diferentes desse equipamento que estão disponíveis para venda.

Afinal, não adianta nada comprar um tipo de pneu que não funcionará com o seu carro.

Confira nossas dicas para adquirir o jogo de pneus certo para o seu veículo.

Comece olhando o tamanho dos pneus

Você, com certeza sabe que um pneu de caminhão é muito maior do que um pneu de carro, não é mesmo?

Talvez você nunca tenha entrado em um caminhão ou nunca tenha dirigido um, mas certamente tem a percepção de que os pneus são diferentes.

Da mesma maneira, pneus para vans, motos, ônibus ou tratores também são especiais e únicos para esses tipos de veículos.

Não é possível colocar o mesmo pneu que foi usado em um Ford Ka, em um trator ou um ônibus.

Portanto, o primeiro passo para garantir a compra do pneu adequado para o seu veículo é verificando o tamanho da peça.

Claro, nós demos exemplos exagerados (ninguém vai comprar um pneu de trator por acidente), mas mesmo os veículos esportivos ou SUVs contam com diferenças sensíveis de tamanho e largura que devem ser levados em conta na hora de comprar um jogo de pneus.

Decida-se entre On road, Off road ou misto

O segundo elemento a considerar na compra de um jogo de pneus é se ele será On road, Off road ou misto.

Se você já sabe o que é isso, pode pular alguns parágrafos. Se não, continue lendo.

Um pneu On road é aquele que será usado em vias pavimentadas normais, como a rua da sua casa, uma rodovia ou estrada.

Já um pneu Off road é pensado para ruas de terra, trilhas e regiões mais complicadas, onde o terreno é acidentado.

Por fim, o pneu misto é direcionado para atuar nos dois tipos de lugares.

Saber o tipo de uso que você dará aos pneus é importante na hora de efetuar sua compra. Um pneu Off road, por exemplo, tem mais sulcos e é mais preparado para diversos tipos de terreno; já um On road é um pouco mais macio, rodando mais suavemente na estrada lisa.

Se você dirige na cidade durante a semana e vai para uma trilha no fim de semana, o misto é a melhor escolha para você.

Escolha entre Diagonal e Radial

Por fim, o último elemento que divide os diversos tipos de pneus está na colocação das suas camadas internas.

Os pneus mais comuns (provavelmente os do seu carro) são conhecidos como pneus diagonais. Eles contam com algumas camadas de lonas colocadas uma em cima da outra de forma diagonal por dentro do pneu.

Essa é a tecnologia mais barata e simples de usar, pois é aplicada em abundância nos pneus.

Já os pneus radiais são mais recentes e usam uma tecnologia mais avançada, onde o pneu é composto por cordas metálicas perpendiculares em seu interior.

Com isso o pneu consegue ter mais resistência e melhor desempenho, tanto em curvas como em frenagens.

Viu como existem diversos tipos diferentes de pneus? E quando você começou a ler esse artigo, achava que era tudo igual, hein?

Agora que você já conhece todos os tipos e marcas de pneus, pode entrar em qualquer uma de nossas lojas e fazer a sua compra com sabedoria!