Empréstimo sem comprovação de renda

Empréstimo sem comprovação de renda: veja como fazer o seu

Empréstimo sem comprovação de renda

Imprevistos financeiros podem ocorrer, principalmente para quem está trabalhando sem renda fixa ou está desempregado. Ademais, quando ocorre um imprevisto financeiro e é necessário recorrer a um empréstimo, os trabalhadores informais ou desempregados enfrentam um problema, conseguir aprovação de crédito, mas uma alternativa para essas pessoas é recorrer ao empréstimo sem comprovação de renda. 

O empréstimo sem comprovação de renda é um crédito, no qual não é preciso comprovar a renda mensal, e cada vez mais é requerido por profissionais informais ou desempregados. Existem diferentes modalidades desse empréstimo, consequentemente, as taxas de juros são variáveis. Se você está precisando de dinheiro e pensa em recorrer ao  empréstimo sem comprovação de renda, não deixe de ler o artigo.

Veja também:
Conheça O Cartão De Crédito Sicredi E Seus Benefícios
Cartão De Crédito Caixa Elo Grafite – Tire Todas As Suas Dúvidas
Cartão De Crédito Caixa Gold – Tire Suas Dúvidas

O que é empréstimo sem comprovação de renda? 

O empréstimo sem comprovação de renda é quando o solicitante pode adquirir um crédito, mas não é necessário emitir documentos para comprovar a renda mensal.

O empréstimo sem comprovação de renda tem sido cada vez mais solicitado, visto que, devido a empregos que o profissional não tem renda fixa ou formas de comprovar renda, e ao buscar outras formas de crédito não é aprovado, encontra a saída no empréstimo sem comprovação de renda.

Existem diferentes modalidades do empréstimo sem comprovação de renda, com taxas de juros que variam, de acordo com o risco da operação.

Quais documentos são necessários para solicitar um empréstimo sem comprovação de renda?

A instituição emissora do empréstimo sem comprovação de renda solicita alguns documentos para aprovar o empréstimo, uma vez que não solicita comprovante de renda.

Os documentos requeridos são:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • E-mail e telefone para entrar em contato.

A quem o empréstimo sem comprovação de renda se destina?

O  empréstimo sem comprovação de renda é destinado a qualquer pessoa, mas alguns trabalhadores não têm como apresentar comprovação de renda, como os autônomos que trabalham para si, os informais que não tem vínculo empregatício, nem carteira assinada.

Modalidades do empréstimo sem comprovação de renda

Empréstimo com garantia 

O empréstimo com garantia é uma modalidade do empréstimo sem comprovação de renda, que está ganhando destaque no Brasil, devido ao longo prazo de pagamento e as taxas de juros menores.

As modalidades mais tradicionais são o home equity, no qual a garantia é um imóvel e o auto equity, no qual a garantia é um veículo.

No empréstimo com garantia, o bem passa pela alienação fiduciária e se torna uma propriedade condicionada ao pagamento do crédito, mas continua sendo utilizada normalmente, e continua sendo uma propriedade do contratante.

As taxas de juros do empréstimo com garantia de imóvel são a partir de 0,99% mensais, e o valor pode iniciar em trinta mil reais e chegar a três milhões de reais.  As taxas de juros do empréstimo com garantia de veículo são a partir de 1,49% mensais e o valor pode iniciar em cinco mil reais e chegar a cento e cinquenta mil reais.

Microcrédito

O Microcrédito é uma modalidade do empréstimo sem comprovação de renda voltada para pequenos empreendedores, e tem objetivos específicos como abrir ou aumentar um negócio, pagar dívidas do estabelecimento, comprar novos equipamentos.

Desse modo, o solicitante precisa apresentar para a instituição emissora um planejamento da empresa detalhado, como o valor concedido será utilizado, quais os benefícios que o empréstimo trará para o negócio. 

Por fim, o Microcrédito não é concedido a pessoas com nome sujo. 

Penhor

O penhor é um empréstimo sem comprovação de renda, sendo atualmente ofertado por poucas instituições financeiras e funciona do seguinte modo: o solicitante precisa oferecer algo de valor como uma garantia que irá pagar o empréstimo.

Geralmente, é um objeto de valor como um equipamento industrial, uma joia, um equipamento agrícola que fica na posse da instituição emissora do empréstimo, enquanto ocorre o pagamento. Após ser quitado, o objeto volta ao dono, se o empréstimo não for quitado passa a ser do credor.

Avalista

O avalista é uma pessoa com função semelhante a um fiador, pois nessa modalidade é necessário apresentar alguém próximo ou um familiar disposto a colocar seu bem como garantia, ou provar a renda no lugar no solicitante.

Mas, é importante mencionar que se o solicitante não quitar o empréstimo, o avaliador assume o pagamento do empréstimo.

Dicas para obter um empréstimo sem comprovação de renda 

Embora não seja necessário comprovar renda no  empréstimo sem comprovação de renda, outros aspectos são considerados. Para você ter mais chances de obter um  empréstimo sem comprovação de renda, siga as dicas:

Concentre os recursos financeiros e pagamentos em uma conta bancária

Ao concentrar os recursos e pagamentos em uma conta bancária, o solicitante tem mais controle sobre as entradas e saídas do dinheiro, assim como pode provar uma receita mensal via extrato bancário.

Profissionais que costumam receber dinheiro em papel com frequência, como comerciantes e motoristas de aplicativos podem concentrar os pagamentos em uma conta bancária, basta depositar uma quantia lá, isso auxilia na movimentação de conta e comprovação de recebimentos financeiros por mês.

Mantenha o pagamento das contas em dia 

Antes de aprovar o empréstimo sem comprovação de renda, a instituição emissora realiza uma análise que considera o histórico de pagamento do cliente, então, se o solicitante mantém o pagamento das contas em dia, tem mais chances de se aprovado na solicitação, assim como conseguir melhores condições de pagamento e taxas de juros menores.

Principalmente, os profissionais autônomos tem que buscar manter o pagamento das contas em dia, já que ele trabalha para si, essa é uma forma de conseguir provar que tem condições de arcar com seus compromissos financeiros.

Declare o Imposto de Renda

Declara Imposto de Renda é importante por si só para ficar em dia com a Receita, não cair em malha fina, mas também, pode auxiliar na comprovação de receita mensal, pode ofertar mais dados para elevar o histórico de bom pagador e assim obter um empréstimo sem comprovação de renda com mais facilidade.

Cuidados necessários ao fazer um empréstimo sem comprovação de renda

Se planeje

É necessário que você se planeje antes de solicitar um empréstimo sem comprovação de renda, para saber o valor das parcelas, se você pode arcar com os pagamentos e assim não se tornar inadimplente. 

Além disso, é importante mencionar que a parcela mensal não pode comprometer mais de 30% da sua renda mensal, para não prejudicar o orçamento.

Pesquise as opções e compare-as

Pesquise bastante opções de empréstimo sem comprovação de renda, em diferentes instituições e modalidades, assim como as condições proporcionadas por elas, como taxas de juros, o Custo Efetivo Total (CET).

Leia o contrato

Ler o contrato possibilita ao solicitante saber todas as condições do empréstimo, mas também ajuda a não cair em fraudes.

Related Post