Empréstimo na conta de luz

Empréstimo na conta de luz: Confira como fazer o seu

Empréstimo na conta de luz

O empréstimo na conta de luz é uma modalidade de crédito que está no mercado desde 2019.  Desse modo, quem opta por essa modalidade de crédito paga a parcela mensal referente ao pagamento do empréstimo, juntamente com sua conta de luz. O empréstimo na conta de luz beneficia pessoas com renda menor, inclusive a parcela é limitada duas vezes ao valor médio da conta de luz, assim os solicitantes tem menos riscos de inadimplência.

Além disso, para contratar o empréstimo na conta de luz é necessário se encaixar em alguns critérios como ter mais de 21 anos e menos de 79 anos, ter uma conta bancária em seu nome e ativa, residir nos estados Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Goiás e Ceará e apresentar os documentos: RG, CPF, comprovante de conta bancária ativa, comprovante de residência e carteira de trabalho.

Veja também:
Confira Como Fazer Um Empréstimo Sem Comprovação De Renda
Conheça O Cartão De Crédito Sicredi E Seus Benefícios
Cartão De Crédito Caixa Elo Grafite – Tire Todas As Suas Dúvidas

O que é empréstimo na conta de luz?

O empréstimo na conta de luz surgiu no ano de 2019 e tem esse nome, visto que o pagamento das parcelas ocorre através da fatura mensal da conta de luz. Desse modo, é somado o valor da conta de luz, mais o valor da parcela mensal do empréstimo na conta de luz. Por exemplo: se a casa do solicitante gasta em média 60,00 reais por mês com a conta de luz, e realizou um empréstimo na conta de luz no valor de 1.000,00 reais incluindo as taxas de juros, e dividiu em 10 parcelas de 100,00 reais mensais. Durante o período de dez meses, o solicitante irá pagar 160,00 reais na conta de luz.

O empréstimo na conta de luz é destinado a pessoas com renda baixa, dessa forma, a parcela do empréstimo é limitada a duas vezes o valor médio da conta de luz, para que o solicitante tenha menos chances de ficar inadimplente.

Condições do empréstimo na conta de luz

O empréstimo na conta de luz é destinado a pessoas de renda baixa, com dificuldades de aprovação em outros empréstimos, mas exige que o solicitante possua em conta bancária em seu nome, para que o dinheiro seja depositado na mesma.

Cada instituição emissora do empréstimo na conta de luz define suas condições como valor emitido, parcelas. No entanto, normalmente, o valor ofertado inicia em 500,00 reais e pode chegar a 2.500,00 reais, e o período de pagamento inicia em três meses e pode chegar a 18 meses. 

Para contratar o empréstimo na conta de luz o solicitante precisa ter mais de 21 anos e menos de 79 anos, além de estar com o pagamento das contas de consumo em dia, desse modo, quem deseja solicitar o empréstimo na conta de luz precisa regular a situação financeira antes de pedir o crédito.

Nem todos estados do Brasil disponibilizam o empréstimo na conta de luz, porém, os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, Rio Grande do Sul e Ceará ofertam essa possibilidade. Mas, outros estados podem passar a disponibilizar esse empréstimo, inclusive ampliando para as contas de água e de telefone, assim como empresas específicas que atuam no ramo, estudam a possibilidade de incluir concessionários no serviço.

Quais os documentos necessários para solicitar o empréstimo na conta de luz?

Alguns documentos são requeridos na solicitação do empréstimo na conta de luz, incluindo:

  • CPF;
  • RG;
  • Comprovante bancário, constando uma conta bancária ativa;
  • Carteira de trabalho;
  • Comprovante de residência atualizado de até dois meses.

Como é feita a solicitação online do empréstimo na conta de luz?

Diferentes instituições trabalham com o empréstimo na conta de luz, desse modo, a solicitação pode variar de uma para outra. Quando o processo é online o solicitante separa os documentos necessários o CPF; RG; comprovante bancário, constando uma conta bancária ativa; carteira de trabalho e comprovante de residência atualizado de até dois meses e realiza um cadastro online no site oficial da instituição, inserindo todas as informações pedidas.

Feito isso, o solicitante passa por uma análise e mediante aprovação, o cliente receberá o dinheiro do empréstimo na conta bancária com 24 horas.

Qual a taxa de juros?

As taxas de juros são variáveis, depende do perfil de cada cliente, pois é calculada de acordo com o mesmo.

Com quanto tempo posso solicitar um novo empréstimo na conta de luz?

Para contratar um novo empréstimo na conta de luz é necessário quitar o empréstimo anterior, e assim solicitar novamente.

Se o cliente insistir em solicitar um empréstimo na conta de luz novo, sem quitar o anterior terá seu score reduzido e o empréstimo será negado.

Onde contratar um empréstimo na conta de luz presencialmente?

Inicialmente, é necessário residir nos estados que conta com o empréstimo na conta de luz, são eles: Ceará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Goiás. Quando o empréstimo na conta de luz é solicitado pessoalmente o interessado deverá entrar em contato com instituições financeiras que ofertam essa possibilidade de crédito e são especialistas nesse tipo de empréstimo.

Essas instituições financeiras são parceiras de concessionárias que trabalham com o fornecimento de energia elétrica para diferentes localidades do Brasil como: Celesc; CPFL; Enel e outras. Mas, é importante mencionar que não são as concessionárias que proporcionam essa modalidade de empréstimo e sim as instituições financeiras.

Instituições que trabalham com o empréstimo na conta de luz são: Consiga Cred, MetaSimples, Piki e PlanCredi.

Por fim, quando o cliente manifesta interesse na contratação do empréstimo na conta de luz são informados as taxas de juros e o CET (Custo Efetivo Total).

Vale a pena contratar o empréstimo na conta de luz?

Inicialmente, é necessário compreender as taxas de juros cobradas por cada instituição, para saber se o negócio será vantajoso, inclusive, os juros do empréstimo na conta de luz é mais vantajoso do que os juros do cheque especial, do empréstimo pessoal e do crédito rotativo do cartão de crédito. Assim, você poderá fazer uma comparação e encontrará a opção juros mais baixos.

Em seguida, analise se você consegue arcar com as parcelas, para não se tornar inadimplente e logo após analise o Custo Efetivo Total, para ver se as taxas de juros que incidiram sobre o crédito foram vantajosas.

Para pessoas que procuram um empréstimo com valor baixo e contratação rápida, assim como para aqueles que estão negativados e precisam limpar o nome, é uma alternativa vantajosa, visto que os juros são baixos.

Vale lembrar que durante um tempo sua conta de luz ficará maior, e você não poderá deixar de arcar com esse pagamento.

Sendo assim, para saber se o empréstimo na conta de luz é vantajoso e vale a pena é necessário que você faça uma análise minuciosa das condições do crédito, taxas de juros, valor das parcelas e assim veja se vale a pena para você e sua situação financeira. Ficou claro que o empréstimo na conta de luz vale a pena pelas taxas de juros, forma e prazo de pagamento, mas é importante que você analise sua situação.

Por fim, contratar um empréstimo na conta de luz ou qualquer outro crédito exige planejamento e análise, nesse caso mais ainda, pois você não poderá deixar de arcar com o pagamento da sua luz, se não será cortada. 

Related Post