Carro novo: entenda como fazer manutenção do jeito certo

0 Comments

O mercado automotivo nacional teve um crescimento considerável em 2019, depois de anos em queda, mas voltou a cair de produção em 2020 por causa da pandemia do novo coronavírus. No entanto, a perspectiva é que 2021 seja um ano positivo para o segmento, que deverá pelo menos recuperar o mercado perdido no ano passado. Isso significa, portanto, que muitas pessoas comprarão automóveis 0 km e precisarão aprender como fazer manutenção de carro novo.

Saber como cuidar de um carro novo é importantíssimo por vários motivos. Em primeiro lugar, ajuda a reduzir os custos com o carro. Afinal, o modelo novo já tem menos gastos com manutenção mesmo, então aumentar os cuidados permite que essa situação dure por mais tempo. Em segundo lugar, faz com que seja mais confortável dirigir o veículo. Afinal, ninguém gosta de andar naqueles automóveis desbalanceados, que ficam “tremendo” o tempo todo. Por fim, é importante cuidar do veículo para conservar seu valor. Quanto mais cuidado, mais valioso ele será nos próximos anos e mais fácil para trocar por um novo carro.

E aí, quer aprender como fazer manutenção de carro novo? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Como fazer manutenção de carro novo em 5 dicas

1. Cuidado com as particularidades de cada marca

Você provavelmente sabe que nem todo automóvel é igual, mas entende completamente o que isso significa? Por exemplo, sabia que os carros Fiat têm particularidades únicas, diferente dos automóveis da Chevrolet ou da Volkswagen (apenas para citar as 3 marcas mais populares)?

Por isso, é importante entender quais são as particularidades de cada marca e de cada modelo antes de comprar e planejar a sua manutenção. Talvez uma determinada fabricante precise de mais atenção nos pneus, talvez outra precise de um cuidado maior com a suspensão. Recentemente, por exemplo, os carros da Honda tiveram um problema no airbag no mundo todo, que causou várias mortes. Por isso, tenha atenção aos detalhes de cada fabricante antes de comprar.

2. Tenha atenção ao Manual do Proprietário

Outro ponto de atenção do seu carro é o Manual do Proprietário. Lá estão todas as instruções de manutenção que você deve fazer com o seu veículo novo. Por exemplo, você deve ou não fazer o rodízio de pneus? Dependerá de cada fabricante e modelo. Essa resposta (bem como o tipo de rodízio) estará lá.

Além disso, estão no Manual todas as outras informações úteis para a manutenção do carro, como a quilometragem mínima para a revisão, tipo de óleo que se deve usar e muito mais. Portanto, leia sempre o livreto para seguir as instruções de lá.

3. Mantenha o pneu calibrado

O pneu é o ponto básico de contato do carro com o mundo. É através dele que o veículo interage com a pista. Portanto, ele é essencial para reduzir os danos de um automóvel, especialmente porque pode transmitir muito mais danos para outras partes do automóvel.

Um pneu descalibrado, por exemplo, pode forçar muito o motor (que precisa fazer mais energia para andar), além de exigir demais da suspensão e da pastilha de freio. Portanto, é importante andar com o pneu sempre calibrado para poder evitar esses danos.

Como tudo, a calibragem ideal do pneu está no Manual do Proprietário, bem como a frequência certa para medi-la.

4. Desenvolva bons hábitos de direção

Muitos dos desgastes e danos de automóveis são causados por causa de hábitos negativos de direção dos seus motoristas. Coisas como acelerar bruscamente, errar a hora de trocar a marcha, passar por cima do meio-fio, passar pela lombada com os pneus na posição errada e por aí vai.

Portanto, aprenda como dirigir do jeito certo, com os cuidados básicos que ajudarão a conservar mais o carro. Assim, você poderá manter o valor do automóvel para o futuro.

5. Cuide de onde vai estacionar o carro

Por fim, lembre-se de que é importante tomar cuidado com onde vai estacionar o carro não só por causa do risco de roubo, mas também por causa de outros riscos para a saúde do veículo.

Por exemplo, se for viajar para a praia, estacione o carro em uma garagem fechada e use uma capa protetora para evitar que a maresia se instale nos sistemas internos do automóvel.

Além do sal no ar, evite também que o seu carro pegue chuva, neblina e outros elementos naturais (poeira, folhas de árvores, etc.) que podem causar danos a ele.

Agora que você já sabe como fazer manutenção de carro novo, é só colocar essas dicas em prática para conservar o máximo de valor do seu veículo e evitar levá-lo para uma oficina mecânica com frequência. Assim, você não só evita de gastar mais com o automóvel, como também passa a ter um carro de mais valor para uma troca ou venda no futuro, quando for comprar um novo.

E aí, gostou do conteúdo? Então conte para a gente qual é o carro que você pretende comprar em breve (ou já comprou!).

Related Post