Menu
0 Comments

Saiba como economizar combustível

Entenda como com pequenas atitudes você pode economizar combustível

Abastecer no frio, ficar em ponto morto nas descidas e ter carros pequenos, são algumas das dicas que as pessoas dão, mas que nem sempre resolvem quando o assunto é economizar no combustível.  Mas se você quer saber o que realmente ajuda a economizar, então precisa conferir o post que preparamos.

Pneus calibrados

Não só calibrar e encher, mas também alinhar os pneus é imprescindível para não gastar combustível além do que o necessário. Com a realização do alinhamento, que deve ser realizado a cada 10mil km, o pneu ficará menos desgastado e o balanceamento irá evitar as trepidações durante o percurso.  

Realizar a calibragem de modo errado, ou simplesmente não fazer, pode ser responsável por até 20% do gasto de combustível. É importante ter uma atenção especial, pois a calibragem é diferente para pneus dianteiros e traseiros. Por isso, seguir o manual do proprietário, é o mais indicado.

Manutenção em dia

Para ter um carro bem cuidado que irá funcionar perfeitamente sempre que precisar, é importante ter os principais cuidados em dia, e claro realizar a manutenção periódica, para evitar qualquer pane no sistema automotivo.  

Lembre-se de verificar regularmente os filtros de ar, óleo, combustível para não deixar chegar na reserva, o que acaba prejudicando o desempenho do veículo, e realizar a substituição de velas.

Trocar a marcha corretamente

É importante ter cuidado também com a rotação do motor, e esse cuidado está diretamente ligado ao fato de não esticar as marchas.  

Procure não forçar muito e realizar a troca no ponto correto.  É preciso trocar as marchas suavemente.

Qualidade do combustível e do posto

Quando for abastecer o carro, procure fazer em um posto de confiança e com gasolina de qualidade.

Abastecer em ‘’qualquer posto de esquina” pode ser um perigo, por que você não sabe como o carro irá reagir, e nem mesmo a qualidade do combustível utilizado. Caso o combustível seja batizado, você pode ter alguns problemas depois de já ter rodado alguns quilômetros, após sair do posto de gasolina.

Cuidado quando for acelerar

Acelerar rapidamente e sem estar na marcha correta, é uma das melhores atitudes se você quer gastar seu combustível.

Como as dicas que estamos dando aqui, é para que você consiga economizar, então tenha muita atenção e evite acelerar bruscamente, pois isso pode forçar muito o motor e consumir mais energia, para que consiga ter um bom desempenho principalmente na hora de arrancar.

Não use o ar-condicionado todo o tempo

Uma das principais atitudes que mais gastam gasolina, e são poucas as pessoas que sabem disso, é usar por muito tempo o ar condicionado, por que ele é operado pelo motor.

Principalmente os carros mais populares, que possuem baixa cilindradas consomem ainda mais gasolina, do que os carros de alta cilindradas.

Não frear bruscamente

Sabemos que no trânsito sempre pode acontecer um imprevisto ou outro, em que seja necessário frear com força para não bater o carro.

Evite frear quando estiver muito próximo do sinaleiro, ou de uma quadra onde irá precisar virar.  O mais indicado é reduzir a velocidade aos poucos, quando já sabe que será necessário frear.

Atenção especial para o carro flex

Os carros flex são automóveis que funcionam com um ótimo desempenho, tanto com álcool como com gasolina.  

Para poder trocar o combustível e economizar, quando for passar no posto de gasolina, você precisa fazer as contas. Só vale realmente a pena, se estiver no mínimo 70% mais barato do que o valor da gasolina.

Nada de tranqueiras no carro

Essa nossa última dica é especial para as pessoas que gostam de deixar seus pertences no carro, pensando que ‘’em algum momento pode precisar”.  

Quanto mais itens no carro, mais pesado ele fica e claro, mais gasolina irá utilizar pois precisa fazer mais força, para conseguir se deslocar corretamente. Isso acontece pois aumenta a resistência do vento, que perde em aerodinâmica.  

Portanto, sempre quando for tirar o carro da garagem, é bom ver se não tem itens a mais e que podem ser retirados para carregar apenas quando for realmente precisar.  

Com essas dicas que nós trouxemos, sem dúvida você irá conseguir economizar no combustível, além de garantir um ótimo desempenho quando for utilizar o seu carro.