Menu

Por que o aerofólio pode contribuir para a segurança do automóvel?

0 Comments


É comum que atualmente muitos motoristas achem que o aerofólio seja útil apenas para deixar o carro mais bonito e descolado, não é mesmo? No entanto, é importante ressaltar que esse acessório automotivo serve para algo muito mais importante do que isso: serve para dar mais estabilidade e, dessa forma, manter o carro mais firme no chão, principalmente os carros de corrida, que atingem altas velocidades.

Na verdade, o aerofólio foi criado com a finalidade de ser usados em carros de corrida e naqueles que atingem altas velocidades. O que está acontecendo é que hoje em dia muitos condutores querem colocar essa peça em seus veículos por conta da estética que ela proporciona. A grande questão é que é muito importante ficar atento ao usar o aerofólio apenas para dar um charme a mais ao carro.

Isso porque os fabricantes de automóveis, atualmente, já estão investindo muito para melhorar cada vez mais a aerodinâmica dos carros e, ao mudar a configuração desses carros apenas para deixá-los mais descolados, é possível aumentar o consumo de combustível e reduzir a segurança. Ou seja, o efeito contrário do desejado, com certeza.

O gasto de combustível aumenta pelo fato de que o aerofólio vai segurar o carro e, dessa forma, exigir mais força do motor para que ele se mova. Falando da perda de segurança, ela acontece porque esse acessório modifica a resistência do ar, o que reduz a estabilidade. Nos carros “comuns”, o aerofólio não possui o formato certo e a angulação correta para cumprir a sua principal função que é gerar mais estabilidade.

Sendo assim, o mais recomendado é que se o veículo não sair de fábrica com o aerofólio, essa peça não seja instalada posteriormente, certo? E, caso queira instalar mesmo assim, é preciso tomar bastante cuidado, não se esqueça disso.

Funcionalidade do aerofólio

É importante ter em mente que o aerofólio tem o funcionamento parecido com as asas de um avião, a grande diferença é que é tudo ao contrário. Isso porque enquanto no avião as asas têm o objetivo de ajudar na decolagem, nos carros o aerofólio tem o objetivo de manter o veículo do chão. Ou seja, é exatamente o contrário.

Pode-se dizer que a pressão aerodinâmica, ou seja, aquela capaz de segurar o carro no chão, é decorrente de dois fatores principais: o ângulo de inclinação e o formato do aerofólio.

Tipos de aerofólios

Tenha sempre em mente que cada modelo de veículo tem um tipo certo de aerofólio, até mesmo quando o assunto são os carros que participam de competições, como é o caso da Fórmula 1, por exemplo. E é realmente muito importante que seja colocado o correto para cada modelo, para evitar aqueles problemas que foram mencionados antes.

Dependendo do modelo de aerofólio, a peça pode ou não ter luz de freio também. Normalmente, esses acessórios automotivos podem ser vendidos nas cores prata e preto. Para que esteticamente fique mais bonito, é ideal que posteriormente a peça seja pintada da mesma cor da do automóvel.

Principais cuidados na hora de escolher a peça

Na hora de escolher o aerofólio ideal, a primeira coisa é ver qual o que foi produzido especificamente para o modelo de carro que você possui, por exemplo. E, como já mencionado antes, os carros hoje em dia são fabricados levando em consideração uma série de testes para que a aerodinâmica seja cada vez mais eficiente.

E é exatamente por isso que não é recomendado mudar toda a configuração de um veículo colocando um aerofólio somente por questões estéticas. Afinal de contas, isso pode, ao invés de aumentar, diminuir a segurança do carro e aumentar o gasto de combustível.

Mesmo para aqueles veículos que atingem altas velocidades e que realmente precisam do aerofólio como forma de segurança, eles precisam ser escolhidos corretamente para que todas as funções sejam realmente eficazes. Caso contrário, ter um acessório automotivo desses pode até se tornar algo perigoso para o carro. Portanto, esteja sempre atento, certo?

Conclusão

Sendo assim, por mais que o aerofólio tenha o objetivo de garantir maior estabilidade ao automóvel e, consequentemente, maior segurança, se ele for colocado apenas por causa de questões estéticas todas essas funcionalidades e objetivos podem ir por água abaixo.

Artigo escrito pela equipe da ClickSound, loja de som para carros