carros

O que você precisa saber antes de comprar seu seminovo

0 Comments
carros

A busca por veículos seminovos tem crescido bastante nos últimos anos. Diversos fatores contribuem com isso, desde a recessão econômica, até o fato de alguns modelos usados serem mais completos do que os que saem de fábrica. No entanto, é preciso saber como escolher corretamente o seu seminovo para que ele não venha a se tornar um problema no futuro. Assim, decidimos separar as principais dicas do que você deve saber antes de comprar o seu veículo seminovo. Vem conferir!

Procedência do veículo

Antes de mais nada, você precisa conhecer a história do veículo que está adquirindo. Saber quem foram os donos, se as transferências foram feitas corretamente, se o carro já sofreu acidentes. Saiba também como estão o licenciamento e IPVA do seminovo. É importante conferir tudo – por isso, o mais indicado é fazer a compra em uma loja, do que diretamente com o proprietário.

Documentação

Depois, é preciso conferir a documentação do carro. Veja se existem multas pendentes, e tenha a certeza de que toda a documentação está em ordem, e será devidamente transferida para o seu nome. Desde CRLV, até o IPVA, DPVAT e CRV. COnfira também se a numeração que consta no chassi bate com a exibida na documentação – em caso contrário, pode ser que o veículo tenha sido roubado.

É importante fazer uma consulta no Detran por possíveis débitos. Também é fundamental realizar uma vistoria no veículo, para garantir a autenticidade do motor e chassi, além de itens obrigatórios como pneus, por exemplo.

Test Drive no seminovo

Essa prática que é tão habitual em veículos novos deve ser feita também na aquisição de um carro seminovo. Somente com o veículo rodando é possível notar sons diferentes, eventuais dificuldades na direção, problemas com a partida ou pedais, vícios ou defeitos. Além disso, no test drive é possível notar se o veículo realmente atende as expectativas que você tem pelo carro.

mulher no carro

Mecânica

Quando for comprar o seu seminovo, procure saber em que condição ele está. Como está o motor, existem reparos a ser feitos, o óleo está precisando ser trocado? Por isso tudo, o test drive se faz necessário, uma vez que determinados defeitos só aparecem quando o veículo está rodando, de fato. Procure levar o veículo a um mecânico de sua confiança para que ele faça um check-up no veículo.

Valores

Faça uma rápida pesquisa pela tabela FIPE para conferir se o preço do veículo que você está adquirindo não está muito longe do recomendado. Seja no caso do veículo estar muito mais caro do que deveria, ou mesmo mais barato. Desconfie de veículos com preços baixos demais: é provável que haja algum problema com o seminovo neste caso.

Atenção à pintura do seminovo

Partes do carro com diferenças na pintura (seja no tom, ou mesmo na coloração) devem ser olhados com bastante atenção. isso pode indicar que determinada parte sofreu avarias – que podem ter sido causadas por um acidente. Por isso, procure olhar bem possíveis detalhes que talvez foram encobertos de você.

Pesquise sobre a marca e o modelo do seminovo que vai adquirir

procure conhecer bem as vantagens e desvantagens do modelo e da marca que você está adquirindo. Conheça as concessionárias disponíveis próximas de você, para contar com uma rede de manutenção quando precisar. Além disso, procure saber detalhes quanto à necessidade de manutenção, custos, se existe um histórico favorável ou negativo sobre o seminovo que comprou. Se possível, converse com pessoas que possuem o mesmo carro que você deseja, para saber como tem sido suas experiências com ele.

Munido dessas informações, você já pode realizar uma compra mais segura. Ah, claro: vale sempre lembrar a importância de procurar uma revendedora de confiança, com procedência garantida para adquirir seu seminovo. Dessa forma, seu negócio tem de tudo para ser um sucesso!