revisão de carro

O que revisar antes de pegar a estrada com o carro?

0 Comments
revisão de carro

Conheça estas dicas essenciais para evitar qualquer problema no veículo

Na hora de fazer a revisão do veículo para viajar, muita gente se esquece de verificar alguns itens que parecem poucos importantes. Em alguns casos a falta de equipamentos pode ser um risco para motoristas e passageiros.

Se você não leva o seu carro a oficina há muito tempo, corre o risco de você ficar a pé, quando o carro quebrar em alguma via, atrapalhando o trânsito e para consertar o carro o gasto vai ser maior do que você tivesse feito a prevenção antes.

Respeitar os prazos de revisão pode evitar sustos principalmente na hora de pegar a estrada.

Palhetas

Tem motorista que só se lembra de trocar as palhetas quando vem a chuva, o importante antes de uma viagem é inspecionar a qualidade da borracha, se ela não está ressecada e se ela não tem nenhum movimento ou cortes.

Porque se ele utilizar essa borracha em más condições num momento de chuva, ele vai ter uma surpresa desagradável que vai ser a limpeza, não vai ficar muito boa no para-brisa podendo causar até um acidente.

Filtro de ar

Outro item importante que passa batido para muita gente é o filtro de ar, esse componente que absorve a sujeira que vem da rua e evita que as impurezas contaminem o motor. Mas quando saber que chegou a hora de trocar o filtro de ar?

Faça uma inspeção visual a cada 5.000 km, nela é bom que você verifique o filtro pra ver se tem alguma contaminação, porque o filtro contaminado vai deixar entrar impurezas e suspensão para dentro do motor, onde essas impurezas vão entrar em contato com o óleo lubrificante, formando um abrasivo que vai desgastar o motor pré-maturamente.

O consumo do combustível aumenta por causa disso? Com certeza!

Sistema de freio

Tenha muita atenção ao sistema de freio! Quando o fluído está com o nível baixo, é o indicativo de que algum material de frenagem está desgastado, principalmente as pastilhas de freio.

Temperatura do veículo

Manter a temperatura do veículo equilibrada é fundamental para evitar um superaquecimento que pode fundir o motor, tem motorista que tenta resolver essa questão apenas colocando água, mas isso não é o suficiente.

O problema é que o carro trabalha com água aditivada, por exemplo em um recipiente que a água está com uma esponja a integridade dela permanece a mesma, já em um outro recipiente que tem a água sem o aditivo, o material se desintegra rapidamente e fica todo contaminado, ou seja, se você não utilizar o aditivo vai comprometer a parte interna do motor.

Calibragem

Na hora de fazer a calibragem dos pneus não se esqueça do estepe e de checar itens obrigatórios como triângulo de sinalização, macaco e chave de roda.

Outros itens

Confira também a validade do extintor de incêndio e se todas as lâmpadas estão funcionando direito.

Considerações finais

A revisão do carro, que é o item mais importante antes de começar uma viagem, é um cuidado que todo o motorista deve ter. Esperamos que você tenha gostado das dicas e tenha uma boa viagem!