Menu
motorista melhor e mais consciente
0 Comments

Dicas para ser um motorista melhor e mais consciente

Dirigir é maravilhoso! Sensação de liberdade, independência e comodidade, ter um carro o ter o poder total sobre ele, indo e voltando de onde quiser é sem dúvida a melhor definição do que é ser adulto com benefícios, já que a vida adulta não é nada fácil.

Mas como nada são flores e exatamente por ser adulto e dono de seu próprio carro e nariz, você deve ser responsável pelo que faz e deixa de fazer com seu carro enquanto motorista. Como você tem dirigido por aí? Tem dado o exemplo? Tem dirigido de forma defensiva ou ofensiva? Tem consciência de suas falhas no trânsito?

Nem sempre queremos aceitar que também erramos, por isso é sempre bom saber como acertar para ser uma pessoa melhor para nós e para os outros. Neste artigo, veja algumas dicas para ser um motorista melhor e mais consciente e faça sua parte para um trânsito melhor para todos.

Ative o modo paciência

Um bom motorista é aquele que sabe ser paciente no trânsito, tanto para esperar sua vez como de não se irritar quando alguma infração de outros condutores acontece. Um dos maiores problemas no trânsito das grandes cidades, são os motoristas que acabam tendo discussões acaloradas, isso quando não partem para violência, algo totalmente desnecessário.

Antes de entrar no carro, ative seu modo paciência. Lembre-se de sua vida, de sua família e que não valerá a pena entrar em conflitos por causa de problemas no trânsito. Além disso, quando estiver em um congestionamento, ligue o som, curta o momento e procure não “esquentar” a cabeça com a lentidão. Aproveite para meditar e relaxar, ao invés de se estressar.

Preste atenção aos outros motoristas e foque também em você

Preste atenção aos outros motoristas

Quando estamos dirigindo, precisamos entender que estamos controlando uma máquina, algo que quando não é bem administrado, pode se tornar um risco considerável. Fique atento ao movimento de outros motoristas, se estão dando seta ao entrar numa via, se estão com os faróis ligados e se estão atentos a você também.

Mas o mais importante de tudo, esteja focado em tudo o que está fazendo enquanto dirige. Lembre-se que quando dirigimos estamos fazendo isso por nós e pelos outros, e tudo pode mudar e se tornar fatal em questão de segundos, quando não mantemos atenção em cada situação. Fique ligado!

Não facilite com o cinto de segurança

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, o cinto de segurança é obrigatório para no caso de um acidente, os usuários não sejam lançados fora do carro, por conta do impacto. Apesar da obrigatoriedade, muitos condutores não usam o cinto e no banco de trás, mais da metade também não utiliza.

Ao dirigir, pegue o hábito de colocar o cinto para não esquecê-lo durante o percurso e levar multas. Além disso, segundo o ministério da saúde, mais de 75% dos acidentes de trânsito são evitados hoje, justamente pelo uso do cinto. Portanto não facilite com sua vida e coloque o cinto sempre.

Se estiver muito cansado, não dirija

Em viagens longas, é normal que depois de algumas horas o cansaço chegue. O recomendável, é que a cada hora ou no máximo de 2 em 2 horas, faça paradas rápidas para se movimentar e recobrar as energias.

Depois de um dia todo dirigindo, mesmo que estiver perto do seu destino, pare em um hotel e descanse. Muitos dos acidentes que acontecem, é por causa de motoristas cansados que dormem ao volante. Por isso quando o cansaço começar a dar os primeiros sinais, pare, durma e no outro dia descansado, continue sua viagem.

Cuidado com as distrações

Cuidado com as distrações

Apesar de sabermos que falar ao celular enquanto dirige é uma infração gravíssima, mesmo assim muitos de nós arriscam a própria vida e a vida dos outros, por causa de uma simples ligação que pode ser feita e respondida depois. Pior do que isso, são as mensagens de texto, que muitos motoristas insistem em ler e escrever enquanto conduzem um veículo.

Parece loucura, mas isso é uma realidade preocupante e que precisa ser mudada com hábitos corretos. Lembre-se que a ligação e a mensagem podem ser respondidas depois, mas sua vida ao se envolver em um acidente pode não ter outra chance. Por isso, deixe o telefone tocar, as mensagens chegarem e tenha seu foco na estrada. Chegando no destino com segurança, qualquer ligação poderá ser atendida tranquilamente.

Faça um Curso de Gestão de Trânsito

Para motoristas conscientes que querem entender melhor como funciona o trânsito das grandes cidades, a importância do código de trânsito e saber como ser um motorista cada vez melhor, é que a FBV Cursos criou o curso Gestão de Trânsito. Para saber mais informações sobre esse curso e também diversos outros basta clicar aqui.

Totalmente gratuito e 100% online, agora você será um motorista que conhecerá a fundo como funciona o trânsito das grandes cidades e o que poderá fazer para ser um condutor melhor, ajudando inclusive outros motoristas a ser bons condutores também.