Entenda qual é a forma correta de fazer a higienização do seu carro

0 Comments

Todo motorista precisa saber como fazer a higienização do carro. Isso é importante tanto para manter a valorização do veículo em uma possível revenda, quanto para garantir uma boa experiência de uso.

Além disso, alguns motoristas, como condutores de aplicativos, devem ter cuidado redobrado com a higienização dos veículos, especialmente em épocas de epidemias, como é o caso da Covid-19.

Mas como fazer a higienização do carro da maneira correta, sem causar danos ao veículo? Vamos descobrir a seguir!

Como fazer a higienização do carro por fora?

Não são poucos os motoristas que costumam separar pelo menos um domingo por mês para lavar o carro e cuidar do seu aspecto exterior. Mas será que todos sabem como fazer a higienização do carro por fora corretamente.

O primeiro ponto nesse sentido é escolher um bom local para fazer a higienização do automóvel. O ideal é escolher um lugar amplo o suficiente e com sombra, já que o calor do contato direto com a luz do Sol pode causar manchas na lataria do veículo.

Depois de escolher onde lavar o carro, prepare o veículo para a higienização. Feche bem as janelas e puxe as palhetas do para-brisas para a frente. Além disso, remova os tapetes do interior para lavá-los junto com o lado de fora do carro.

Prepare também os materiais que usará na limpeza. São necessários:     dois baldes diferentes;

●     detergente (especialmente um específico para carros);

●     escovas de cerdas duras para rodas e pneus;

●     esponjas macias para a lataria;

●     panos secos e macios para secar (de preferência algodão ou microfibra).

Comece pelos tapetes e lave-os com água e sabão, além de uma escova adequada para o trabalho. É importante começar por eles pois são os itens que levam mais tempo para secar. Assim, quando terminar o resto do carro, os tapetes estarão prontos.

Como lavar o carro por fora?

Agora que já está tudo pronto para começar a focar no lado de fora do veículo, comece a limpeza jogando água de mangueira sem pressão para não causar danos na lataria e pintura do automóvel.

Depois, use a esponja com água e detergente para ir lavando o carro por partes, começando de cima para baixo.

Por exemplo, lave o capô de cima para baixo com a esponja e detergente. Quando terminar, enxágue a espuma, mantenha a lataria molhada e passe para a próxima parte. Faça isso até terminar o carro, tomando cuidado com o fato de que a sujeira mais grossa fica sempre nas rodas, pneus e no para-choque. Por isso, use ali as escovas com cerdas mais grossas.

Como fazer a higienização correta do interior do veículo?

Depois de limpar o lado de fora do automóvel, é importante focar na limpeza interior também. Afinal, o lado de dentro pode ficar tão sujo quanto o lado de fora.

É comum que os motoristas passem apenas um aspirador no interior do carro e, numa limpeza simples de fim de semana, isso pode ser o suficiente mesmo. No entanto, para quem quer uma limpeza profissional de automóveis, o ideal é aplicar um pouco mais de capricho.

Para fazer a higienização completa do interior do automóvel, você precisará de:

  •    um pincel com cerdas macias;
  •    um borrifador;
  •    um limpador apc (um produto limpador multiuso para carros);
  •    produto específico para limpeza de plásticos;
  •    limpa-vidros;
  •   panos secos e macios.

Como limpar o carro por dentro?

A limpeza do interior do automóvel deve começar sempre pelo teto, já que qualquer sujeira que caia dali vai ficar em cima do que já foi limpo antes. Por isso, inicie tirando o pó do teto com o pincel e então use o borrifador para jogar água, detergente e desinfetante ali. Passe um pano para secar e finalizar.

Depois, dê atenção aos estofados e bancos. Use o limpador APC de acordo com as instruções determinadas na embalagem e depois passe um pano nos itens para remover o excesso de sujeira. No caso de bancos de couro, pode-se trocar o APC por um pano úmido com água e sabão de coco.

Em seguida, devemos cuidar do painel do carro. Use o pincel para remover a poeira em partes de difícil alcance na região e finalize com um produto específico para limpeza de plásticos de modo a evitar o ressecamento do material.

Antes do fim da limpeza, use um limpa-vidros normal para lavar as janelas do carro. Basta aplicar o produto e esfregá-lo com um pano seco e macio para evitar riscar o vidro.

Por fim, passe o aspirador no carro para finalizar a limpeza e remover qualquer poeira que tenha caído nos bancos ou no chão do automóvel.

Ufa, quanta coisa, não é mesmo! É fato que saber como fazer a higienização do carro da maneira correta demanda trabalho e esforço. No entanto, o resultado é muito melhor quando usamos as técnicas e produtos corretos.

E aí, gostou do nosso conteúdo? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!