Menu
0 Comments

Como dirigir com seguranças em estradas

O crescimento das cidades e subúrbios resultou em um aumento no número de pessoas que usam um carro e motos para se locomover. Afinal, em um mundo cada vez mais rápido e competitivo, todos procuram uma forma rápida de se chegar ao destino.

Infelizmente, o índice de acidentes fatais envolvendo condutores acompanhou este desenvolvimento.

Neste artigo, vamos falar sobre alguns pontos que poderão ajudar a tornar experiência na direção mais agradável e muito mais segura.

Quanto mais pessoas dirigir com responsabilidade, mais seguro as estradas serão para todos.

O que é direção defensiva?

Direção defensiva, além de nos ajudar a ter estradas mais seguras para todos, também nos ajuda a economizar tempo, dinheiro, e o mais importante, manter  integridade física dos condutores.

Através da direção defensiva, é capaz de antecipar a possibilidade de um acidente e tomar a ação correta.

Atenção ao direito de passagem

Se você encontrar um veículo com pressa na estrada, procure liberar a faixa para ultrapassagem segura, mesmo se você esteja em uma faixa de velocidade mediana.

Isso porque, dependendo do condutor que quer realizar a ultrapassagem, pode ser perigoso e aumenta o risco de um acidente.

Não exceda o limite de velocidade

A condução de um veículo acima do limite de velocidade não é apenas ilegal, mas também perigoso.

Quanto mais rápido você estiver em movimento, mais difícil será desviar de um possível obstáculo e o tempo de resposta ao utilizar o freio será menor.

Além disso, você pode sofrer uma multa ou até mesmo ser preso de acordo com o excesso de velocidade.

Atenção redobrada na estrada

Muitos acidentes acontecem porque um motorista não presta atenção (ou está distraído) e não percebe o que está acontecendo na estrada.

Qualquer veículo, seja qual for o seu tamanho, pode causar um acidente. Tenha uma atenção especial a motociclistas, que podem não te ver, dependendo do tipo de capacete ou outro bloqueio de visão.

Também lembre-se de que você não pode confiar plenamente nos outros motoristas. Então fique atento e certifique-se de que você tem bastante espaço para manobrar seu veículo para sair de uma situação perigosa.

Evite também não se distrair com dispositivos, como seu telefone ou rádio.

Tente antecipar o que os outros motoristas podem fazer na situação, especialmente em estradas abertas ou quando há tráfego intenso.

Lembre-se de usar proteção ao dirigir

O cinto de segurança é o mais importante dispositivo de segurança no seu carro. O mesmo se aplica a capacetes para quem utiliza veículos sobre duas rodas.

Um cinto de segurança pode salvar sua vida. A força e o impacto em colisão pode pode matar uma pessoa, lesões na caixa torácica, os pulmões e o coração contra o painel ou volante por exemplo. Ou mesmo te arremessar para fora do carro.

Cintos de segurança também ajuda a reduzir o movimento durante a condução em estradas irregulares. Se você tem uma criança pequena no carro, use uma cadeirinha de bebê e aperte-o usando o cinto de segurança.

Conclusão

Este foi nosso artigo sobre como dirigir em segurança no trânsito. Lembre-se sempre, quando se trata de dirigir, é chegar ao seu destino com segurança, que é o mais importante.

Qualquer dúvida, deixe nos comentários que teremos o prazer em te responder