bancos de couro preto

Como cuidar de estofados em couro

0 Comments
bancos de couro preto

Os sofás, poltronas e cadeiras com revestimento em couro são móveis sofisticados que combinam perfeitamente com uma decoração moderna e elegante. No entanto, se você pretende comprar ou já comprou um móvel como este, é importante que saiba como cuidar de estofados em couro.

Alguns cuidados com esse tipo de revestimento são importantes para que ele se mantenha com boa aparência por mais tempo, diferente dos outros tipos de materiais, o couro necessita de um cuidado especial, principalmente na hora da limpeza.

Alguns produtos de limpeza não são indicados para o couro, porque deixam esse material ressecado e com uma aparência desbotada. Além disso, é importante evitar a exposição excessiva ao sol. Esses são os cuidados principais que você deve ter com o seu estofado de couro, agora aprenda como conservar o seu móvel corretamente.

Como cuidar de estofados em couro

Basicamente, o cuidado que você deve ter para manter o seu estofado sempre bonito e saudável é fazer a limpeza de sofá com frequência, mas é preciso tomar alguns cuidados e o primeiro deles é identificar qual é o tipo de couro usado no revestimento do seu sofá, os mais usados são couro natural, couro liso, courissimo e corino. Feita essa identificação, observe abaixo como limpá-lo corretamente.

Couro anilinado

Devido a sua textura aveludada e quente, esse tipo de couro é mais absorvente, além de ser tingido com uma tinta que é solúvel em água ou em álcool. Por isso, ele tem mais chance de ficar manchado e requer mais cuidado na hora da limpeza.

Para fazer a limpeza, você deve usar uma escova seca e macia e também um aspirador de pó para remover o excesso de poeira. Logo após, um pano de algodão úmido.

Couro liso

A limpeza deste tipo de couro é mais fácil de fazer.  Você irá precisar de um sabonete ou sabão que seja amaciante, por exemplo, o sabonete Dove, mas se não for possível usar esse produto, você pode utilizar um pano úmido e detergente neutro próprio para carpetes. Para remover o sabão, use outro pano também umedecido com água.

Já o estofado de couro sintético, usa-se apenas água e sabão neutro. Use uma escova para escovar e depois um pano úmido para remover o sabão.

Corino

Para fazer a limpeza deste tipo de material, você precisa tomar alguns cuidados:

  • Usar apenas sabão neutro
  • Não expor ao sol para secar
  • Não fazer o uso de produtos químicos para limpar

 

O corino é, na verdade, um falso couro e precisa de mais cuidados já que pode estragar com mais facilidade.

sofa de couro cinza

Como deixar o sofá de couro conservado

A melhor forma de cuidar de estofados em couro é fazer a hidratação periódica com produtos específicos. Ela é ótima para deixar o sofá bem conservado, a recomendação é fazer a hidratação a cada seis meses.

Ela irá prevenir o couro contra descamações, rachaduras e trincas, além de manter a sua boa aparência. Você mesmo pode fazer isso usando alguns produtos como cera ou graxa incolor própria para couro, mas também pode usar o lustra-móveis de silicone.

Além desses cuidados você precisa adotar alguns hábitos que são fundamentais para a conservação de móveis em couro que são, evitar colocar o sofá perto da janela para não pegar muita luz solar, não levar comida para o sofá, principalmente alimentos gordurosos, além de evitar objetos pontiagudos, que provocam arranhões, por exemplo, chaves, facas, moedas, entre outros.

Os estofados em couro são peças muito charmosas e apresentam uma durabilidade superior aos demais, se você souber cuidar corretamente deles. Por isso, não deixe de fazer a limpeza de sofá regularmente para manter o seu móvel sempre bonito.