Menu
0 Comments

Carros antigos: Saiba os nomes, onde comprar e como fazer restauração!



A compra e venda de carros antigos hoje é muito comum, mas não por questões de necessidade e sim emocional. Muito buscados por colecionadores e amantes de quatro rodas, esses carros podem ser encontrados em excelente estado de conservação e contam histórias nostálgicas.

Se você também é um apaixonado por carros antigos e quer saber quais os nomes dos mais valorizados e onde encontrar esses modelos à venda, confira nosso artigo e tire suas dúvidas!

O que caracteriza um carro antigo?

Para um carro ser considerado antigo, é necessário que ele tenha mais de 30 anos de fabricação e um Certificado de Originalidade do Denatran que atesta que ele não sofreu alterações. Isso significa que eles precisam preservar as características originais.

Por isso, é importante prestar atenção na hora de comprar um para checar se ele está com essa documentação em dia

Quais são os nomes dos modelos mais valorizados?

Ao longo dos anos alguns carangos ficaram mais valorizados financeiramente, representando alto rendimento para quem já os possuía antes.

Por isso, considerando o quesito valor, os carros antigos mais valiosos atualmente são:

  • Dodge Charger, V8 da Chrysler;
  • Dodge Dart 2 portas;
  • Ford Maverick GT V8;
  • Ford Galaxie;
  • Camaro Type LT;
  • Ford Landau;
  • Volkswagen SP2.

Contudo, além desses modelos, que são alguns dos mais caros, outros se tornaram comuns e também são vistos com frequência nas feiras e exposições, como:

  • Wolkswagen Kombi
  • Rural Willys
  • Jipe
  • Fusca
  • Volkswagen Passat
  • Opala Diplomata 4.1
  • Buick
  • Renault Gordini
  • Chevrolet Bel Air

Entre esses modelos, alguns se tornaram até mesmo orgulhos nacionais. A famosa Kombi, por exemplo, surgiu em 1957 e atravessou as gerações, se tornando o carro que ficou por maior tempo em fabricação no Brasil.

Da mesma forma o Fusca e o Opala marcaram a história automotiva, sendo considerados uns dos grandes clássicos nacionais.

Onde encontrar carros antigos à venda?

Se você está buscando carros antigos para colecionar, saiba que é possível encontrar variedades em ano, marca e modelo, principalmente importados.

Para isso, você pode procurar exemplares à venda em:

Classificados

Você pode encontrar preços muito baixos nos classificados de carros antigos e negociar direto com o proprietário. Porém, nesses casos, e principalmente online, é importante que você tenha mais conhecimento sobre o veículo que busca para não cair em uma furada.

Afinal, mesmo que você encontre o possante ideal, ele pode não estar com a documentação em dia ou faltando peças que serão caríssimas para repor, te dando muito prejuízo futuramente.

Encontros de carros antigos

Com certeza você já viu alguma exposição dessas ocorrendo na sua cidade. A vantagem de comprar nas feiras de carros é que os proprietários se dispõem a compartilhar várias informações e dicas sobre todos os exemplares, sendo ideal também para quem está ingressando nesse universo de entusiastas agora.

Sem contar que ali você pode fazer um verdadeiro networking e guardar contatos de quem pode salvar a peça que faltava no seu carango futuramente.

Como funciona a restauração dos carros antigos?

Caso você tenha um veículo mais antigo guardado na garagem ou comprou uma “lata velha” e está pensando em restaurá-la para revenda, é necessário ficar atento a alguns pontos.

É fundamental saber que uma restauração requer tempo e dinheiro, de forma que você não vai conseguir deixar seu carro incrível de um mês para o outro. Por isso, planeje-se.

Além disso, verifique se vale a pena restaurar o modelo que você tem. Carros como Datsun S30 e Citroen DS quase não possuem mais peças no Brasil, o que torna a reforma muito cara e até frustrante.

Porém, contanto que você saiba que será necessário investir em cada detalhe do veículo, como acessórios para celta e que esse hobby vai te tomar bastante tempo, é possível manter uma reserva financeira e entrar sem medo nessa comunidade de entusiastas.

Por último, não se esqueça de garantir um seguro de terceiros, afinal, o carro é antigo, mas também pode dar problemas e imprevistos.

Esteja sempre preparado e aproveite seu novo antigo possante!