pneus

Calibragem de pneus: como fazer da forma certa

0 Comments
pneus

Você sabe como calibrar pneus? Seja de um carro de passeio, de uma SUV ou de um caminhão, a calibragem é algo muito importante para a vida útil dos pneus e para evitar desgastes antes do tempo previsto. Sendo assim, é possível dizer que uma calibragem malfeita pode realmente causar danos que você nem imaginava ao veículo.

Facilidade em furar, mudança de direção e problemas com o alinhamento são apenas algumas questões que podem ser observadas quando a calibragem não é realizada ou quando é feita da forma errada. Aumento da distância de frenagem e perda de estabilidade também pode entrar nessa lista.

Levando tudo isso em consideração, veja ao longo deste conteúdo como calibrar pneus da maneira correta e, consequentemente, evitar inúmeros problemas em seu veículo.

Mas, afinal, como calibrar pneus?

Como já foi mencionado, a calibragem é algo fundamental para a vida útil dos pneus e para evitar outros problemas em um determinado veículo também, seja um carro de passeio, uma SUV ou até mesmo um caminhão. Sendo assim, veja logo a seguir algumas dicas importantes de como calibrar pneus.

Calibragem correta

Antes de qualquer coisa você precisa saber qual o valor da calibragem dos pneus do seu veículo em específico, afinal de contas esse valor muda dependendo da marca e do modelo, por exemplo. Para isso, verifique o manual ou olhe na porta do motorista, local em que normalmente está indicado esse valor.

Saber exatamente esse valor é fundamental para não calibrar mais ou menos e, com isso, acabar prejudicando os pneus de alguma forma. Em alguns casos, é possível até mesmo notar diferenças nos valores dos pneus traseiros e dianteiros, isso porque cada um carrega um peso diferente. Portanto, é necessário sempre considerar as recomendações.

Quando calibrar?

Em relação à periodicidade, o ideal é fazer, pelo menos, a cada 15 dias. Esperar o pneu apresentar aquele aspecto murcho não é recomendado, muito pelo contrário. Fazer essa calibragem com frequência é fundamental para diminuir as chances do pneu furar, por exemplo, ou de outro problema com a direção acontecer. Essa é outra dica importante de como calibrar pneus.

carro sedan

E o estepe?

Sim, na hora de calibrar os pneus não dá para esquecer do estepe também. Tenha sempre em mente que, apesar de todos os cuidados, um imprevisto pode acontecer e, nessas horas, é essencial que o estepe esteja calibrado. Dessa forma, o ideal é calibrar o estepe com a mesma frequência que calibrar os outros pneus.

No entanto, caso você se esqueça, não deixe de fazer a calibragem pelo menos antes de uma viagem, certo? Afinal de contas, se algum pneu furar o estepe já estará preparado para entrar no lugar sem maiores problemas. O mais recomendado é calibrar o estepe com uma ou duas libras a mais do que os pneus comuns, uma vez que como ele fica guardado acaba murchando mais rápido.

Aprendeu como calibrar pneus agora? Então não deixe de levar em consideração todas essas dicas no momento da próxima calibragem, certo? Lembre-se sempre de que fazer isso com a frequência indicada pode evitar inúmeros problemas mais sérios e, consequentemente, prejuízos financeiros também.

Para mais dicas, conheça este site.